A SCUBIC é uma plataforma inteligente, modular e analítica, desenvolvida para melhorar a gestão diária, a eficiência energética, hídrica e operacional, e financeira das organizações, e apoiando em todo o processo de digitalização da organização.
A SCUBIC foi projetada para ajudar as organizações na gestão diária de dados, operações e pessoas, com foco no aumento da eficiência energética e hídrica, assim como no aumento da produtividade dos recursos humanos e na tomada de decisão.
A SCUBIC foi projetada para beneficiar entidades gestoras de redes de água (abastecimento, saneamento, agrícola, etc.), incluindo empresas públicas e privadas que procuram melhorar a eficiência das suas operações e reduzir custos operacionais. Contudo, a mesma pode ser utilizada para gerir qualquer sistema de dados, desde redes industriais a edifícios..
A plataforma SCUBIC foi projetada para transformar dados em informação e posteriormente em conhecimento efetivo. Deste modo, os seus benefícios são diversos:
- Redução dos custos energéticos;
- Melhoria da eficiência da rede e redução do risco de falhas no abastecimento de água;
- Redução das emissões de carbono e contribuição para a sustentabilidade do sistema;
- Disponibilidade de indicadores de desempenho (KPIs) em tempo real e automaticamente para toda a organização;
- Digitalização das operações e armazenamento do histórico;
- Diminuição do tempo consumido em relatórios técnicos e análises do sistema;
- Aumento da produtividade;
- Aumento da segurança na operação e melhoria na tomada de decisões;
- Aumento da fiabilidade e resiliência dos processos.
A plataforma SCUBIC é constituída pelos seguintes módulos:
- Módulo de Monitorização Operacional (Monitorização, KPIs, Solar e Reservatórios)
- Módulo de Overview/Cockpit (Dia e Histórico)
- Módulo de Previsão (Água, energia e renovável)
- Módulo de Relatórios (Estação Elevatória, Ponto de Consumo, Parque Solar)
- Módulo de Operação Diária
- Módulo de Gestão de Energia (Contadores, Faturas)
- Módulo de qualidade da água
- Módulo de monitorização de ativos
- Módulo Analise Avançada
- Módulo de alarmes
Sim, a plataforma SCUBIC é flexível e permite a possibilidade de desenvolvimento de módulos personalizados para o cliente após um levantamento de requisitos e dados necessários.
O custo da plataforma SCUBIC depende dos módulos contratualizados, da quantidade de variáveis a monitorizar e calcular, e da duração do contrato. O importância é paga mensalmente a qual inclui todo o processo de implementação, formação e suporte. Para saber em mais detalhe o custo de implementação da plataforma SCUBIC na sua organização por favor envie email para info@scubic.pt..
Sim, a qualquer momento é possível ativar novos módulos. Contudo, existe determinados módulos que requerem a interligação com outros, i.e. o modulo de otimização energética necessita do módulo de previsões. Desta forma, a implementação inicial pode ser constituída pelos módulos de aquisição de dados e monitorização, e, posteriormente, acrescentado outros módulos.
Sim, a plataforma SCUBIC é flexível e permite a possibilidade de desenvolvimento de módulos personalizados para o cliente após um levantamento de requisitos e dados necessários. Posteriormente, procede-se a orçamentação adequada de acordo com o solicitado pelo cliente.
Seguindo uma lógica de trabalho colaborativo, a plataforma SCUBIC é uma ferramenta de trabalho que (i) dá resposta tanto às necessidades operacionais no terreno em termos de planeamento de trabalho/operações de bombagem a seguir e (ii) ainda a um nível de gestão acima, sendo uma ferramenta importante no apoio à decisão, uma vez que toda a informação se encontra centralizada numa única plataforma com dashboards e indicadores, construídos e alimentados em tempo real.
Os dados necessários dependem sempre dos módulos contratualizados. Mas de uma forma genérica são necessários os dados disponíveis através da Telegestão/SCADA, dados físicos dos ativos, esquemas altimétricos da rede, dados de energia, qualidade da água, perdas de água, ou outra base de dados disponível.
A plataforma SCUBIC disponibiliza uma API para envio e receção de dados, via uma conexão HTTPS. Opcionalmente, disponibiliza-se software a ser instalado nos servidores do cliente para envio e receção de dados.
Os dados são guardados de forma segura em bases de dados geridas pela SCUBIC e armazenadas na Cloud. O acesso aos dados é feito exclusivamente pela SCUBIC e pelo cliente, com diferentes níveis de acesso consoante as preferências de controlo de acesso do cliente. Cada utilizador tem um acesso único e parametrizável.
A SCUBIC implementa um sistema de backup automático, periódico e monitorizado. Não há qualquer tipo de necessidade de intervenção por parte do cliente.
Sim. A implementação da plataforma SCUBIC é simples, no entanto, implica um conjunto de fases, sendo essencial a participação e colaboração assídua de ambas as partes. A equipa da SCUBIC aloca recursos humanos para ajudar o cliente em todos as fases da implementação.
O tempo de implementação está relacionado com os módulos contratados. Assim que a receção dos dados estiver a funcionar, o processo pode demorar até 2 meses dependendo da dimensão e complexidade da rede.
Para implementação da plataforma SCUBIC será necessária a colaboração das equipas de TI, para acesso aos dados, e de Operação. Será também necessário um gestor de contrato que coordenará os trabalhos em conjunto com a equipa SCUBIC para acompanhar o desenvolvimento e implementação da plataforma e garantir que a SCUBIC vai ao encontro a todos os objetivos pretendidos.
Sim. Com a SCUBIC é possível efetuar a recolha de dados de diferentes Bases de Dados e integrá-los com os diferentes módulos existentes de uma forma agregadora e centralizada. Também recolhe dados de outra websites via API como por exemplo do site da E-Redes, SAP, IPMA, OMIE, etc.
No módulo de otimização, os operadores têm acesso à informação sobre as operações ótimas das bombas ao longo do dia calculadas pela SCUBIC. Este módulo permite que a plataforma funcione em dois modos:
- CO-PILOT (manual): as ordens são disponibilizadas na plataforma SCUBIC, e os operadores nas salas de controlo acionam de forma manual as bombas;
- Operador Virtual (automático): as ordens são também providenciadas na plataforma, mas a mesma envia as ordens de operação via uma conexão API segura para o SCADA, sem necessidade de intervenção humana. O papel do operador nesta situação é apenas de supervisão.
Seguindo uma lógica de trabalho colaborativo, a plataforma SCUBIC é uma ferramenta de trabalho que (i) dá resposta tanto às necessidades operacionais no terreno em termos de planeamento de trabalho/operações de bombagem, e (ii) ainda a um nível de gestão acima, sendo uma ferramenta importante no apoio à decisão, uma vez que toda a informação se encontra centralizada numa única plataforma com dashboards e indicadores, construídos e alimentados em tempo real.
Não. Além da formação prestada pela equipa da SCUBIC, a plataforma foi desenvolvida para ser amiga do utilizador e personalizável para cada usuário. Adicionalmente, a plataforma ajuda na integração de novos operadores através de um acesso rápido e fácil à informação.
A equipa SCUBIC está sempre à disposição do cliente, e disponibiliza horas de helpdesck para apoio, correções e novos updates.
Aquando da entrega da plataforma todos os utilizadores terão formação sobre a utilização da plataforma, findo o qual os utilizadores deverão estar autónomos na utilização da plataforma. Mesmo após o período de formação, a equipa SCUBIC está disponível para esclarecimento de dúvidas e aberta a sugestões de melhoria.
Sim. Independentemente da origem dos dados, a SCUBIC permite, por um lado, a integração de informação a partir de vários programas e, por outro, permite a substituição das várias fontes de informação que a entidade detém para registo, controlo e análise operacional da organização pela plataforma SCUBIC. É uma solução paperless e agregadora..
A plataforma funciona na cloud, deste modo somente é necessário um dispositivo (computador, tablet, smartphone) com ligação à Internet.
Não existe qualquer sobreposição com o SCADA. A plataforma SCUBIC apenas utiliza as informações do SCADA para gerar informações complementares/novas.